top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorJulia Sprenger

Crítica - Monumento à Independência

A visita, tanto ao parque, quanto ao monumento, definitivamente vale a pena. É um espaço de lazer enorme, ocupado por skatistas, ciclistas, patinadores, corredores, e muitos cachorros! O parque em si não está na sua melhor forma, e ações de conservação e manutenção poderiam ser executadas com mais frequência. Já o monumento está muito bem cuidado, porém não tive acesso à Cripta Imperial. A visitação, segundo o site da prefeitura de São Paulo, ocorre de Terça a Domingo, das 9h as 17h, porém estava fechada na quarta feira em que estive lá. O monumento é bastante grande e impactante, e pode ser visto já da entrada do parque. A configuração do espaço tem como ponto focal o monumento, e é tudo muito bonito de se ver.


A importância da preservação da história em forma de escultura é indiscutível, pois proporciona conhecimento, mesmo que raso, sobre o que e como aconteceu quando nos tornamos um país independente, e é uma forma diferente de estudar nossa evolução como povo.

Pra quem não gosta de história, o monumento possui uma estrutura que permite uma certa interação, e a maioria dos visitantes utiliza-o para sentar, relaxar e curtir a vista do bairro do Ipiranga e do próprio parque. Com certeza as faces despertam a curiosidade de quem se aproxima, porque é bonito de ver o relato ali gravado.

Saindo do parque pelo portão principal, ao atravessar a rua, encontramos o Museu do Ipiranga, que encontra-se fechado para reforma há bastante tempo. No geral, é um passeio bastante imersivo, e nos transporta, com maestria. para tempos que não vivemos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DOCUMENTAÇÃO - Nacional Por Subtração

Nacional Por Subtração Autor: Roberto Schwarz Ano de Publicação: 1986 Gênero: Artigo Publicação original em: Folha de São Paulo Reproduzido no(s) livro(s): Que horas são? São Paulo, Cia. das Letras, 1

Crítica - Disco "Brasil"

O disco “Brasil”, que tem como protagonistas alguns dos maiores nomes da música popular brasileira (João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia), é uma das mais bonitas e puras expres

bottom of page